Agronegócio

Encontro Estadual de Olivicultura começa nesta terça em Pelotas

Evento vai contar com painéis temáticos para intercâmbio e discussão de conhecimentos e também de uma visita técnica

Após, a oficialização do zoneamento climático para o plantio das oliveiras no Estado do Rio Grande do Sul. A cultura ganha maior força no sul do país, região considerada com grande potencial de produção dos frutos e de processamento do azeite. Como forma de conhecer melhor o seu manejo entre os dias 29 e 30 de novembro, na seda da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, ocorre o 2º Encontro Estadual e 2ª Reunião Técnica Nacional da Olivicultura. Na programação, painéis temáticos para intercâmbio, discussão de conhecimentos e visita técnica.

Na pauta, a situação da olivicultura no país, centrando-se no manejo, nas condições de produção assim como nos incentivos de políticas públicas elaboradas para alavancar o setor; as possibilidades de produção de azeite de qualidade, e como é possível desenvolver uma Produção Integrada.

Segundo a comissão organizadora, a olivicultura nos últimos anos tem demonstrado grande viabilidade econômica em diversas propriedades rurais da região sul e sudeste do Brasil, tornando-se uma realidade na diversificação da matriz produtiva agrícola destas regiões. No entanto, existem questões técnico-científicas que necessitam serem amplamente discutidas, tais com questões mercadológicas, manejo fitotécnico e fitossanitário, colheita e avaliação química, física e sensorial de azeites, produção integrada de oliveiras.

"Vamos apresentar e discutir, de forma inter e multidisciplinar, os principais resultados de pesquisas testadas e validadas (produtos, processos e serviços) para o setor olivícola nacional", comentou o chefe da área de Transferência de Tecnologias, João Carlos Costa Gomes.

O encontro programou uma visita técnica ao olival e indústria do Azeite Batalha, na Fazenda Guarda Velha, em Pinheiro Machado. A programação pode ser acessada em no site da Embrapa.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Polícia detona bomba improvisada próximo à embaixada dos EUA nas Filipinas

Exilada em Miami, irmã de Fidel Castro não irá a funeral Próximo

Exilada em Miami, irmã de Fidel Castro não irá a funeral

Deixe seu comentário